sexta-feira, 13 de março de 2009

GUIA A ESCOLA ITALIANA


A instrução escolástica na Itália è obrigatória para menores de idade até os 16 anos. A instrução è um direito e um dever garantido pela Constituição Italiana e garantido aos estrangeiros regularmente presentes no território italiano segundo as mesmas regras aplicadas aos estudantes italianos.
A escola italiana è divisa nos seguintes grupos:
  • Escola Materna (de 3 à 5 anos de idade) – dura três anos e não è obrigatória;

  • Escola Elementar (de 6 à 10 anos de idade) – dura cinco anos;

  • Escola Media (de 10 a 13 anos de idade) – dura três anos, no ultimo ano o estudante deve superar uma prova de extensão nacional para prosseguir os estudos;

  • Escola Superior (de 13 a 18 anos de idade) – o estudante poderá escolher qual a melhor escola se adapta as suas aspirações: liceo clássico, cientifico ou matemática, liceo artístico, institutos de arte, institutos técnicos, institutos profissionais.

O estudo na Escola Superior è obrigatório até os 16 anos, portanto o estudante deverá estudar por ao menos dois anos. Se o estudante quiser prosseguir os estudos terá que cumprir o ciclo de outros três anos de estudo. Com exceçao dos institutos profissionais e técnicos para os quais a durada è de 3 anos.
No ultimo ano o estudante deverá superar uma prova de carater nacional denominado “esame di Stato”.

Nenhum comentário: